05/09 e 19/08– Pintura com o Corpo: “Movimento que Pinta”
● Objetivo: Introduzir a ideia de que o corpo pode ser uma ferramenta de criação
artística, conectando movimento e expressão livre.
Descrição: ao som de músicas inspiradoras, em um grande papel no chão, as crianças são
convidadas a pintar com diferentes partes do corpo: mãos, pés, cotovelos. A proposta é
explorar como o gesto deixa marcas e como o corpo pode “dançar” sobre a superfície.
Durante a atividade, pode-se mencionar de forma leve que “existem artistas que pintam
com o corpo em movimento — como Jackson Pollock — e que não usam o pincel de forma
tradicional.
Materiais: Rolo de papel kraft, tintas guache, objetos diversos para pintar, panos e bacia
com água para limpeza.
12/09 e 26/09: Dança Celta Circular – A chegada da Primavera
Objetivo: vivenciar o ritmo pulsante das danças tradicionais celtas, estimulando o movimento
coletivo, o senso de ritmo, a conexão com a natureza e a imaginação poética.
Materiais: aparelho de som para tocar música celta instrumental (ex: “The Butterfly” ou outra
melodia tradicional), fitas coloridas para as crianças segurarem ou usarem no corpo, para dar
cor e movimento à dança.
Descrição:
1. Roda de Boas-Vindas:
Reunir em círculo, de mãos dadas. Explicar que essa dança é especial: é uma “invocação da
primavera”, um jeito antigo de celebrar o despertar da natureza, assim como faziam os povos
celtas.
2. Primeiro Movimento – Caminhada Circular:
Ao som da música, caminhar lentamente em círculo no sentido horário, mantendo as mãos
dadas e sentindo o ritmo do som. Incentivar que as crianças prestem atenção aos passos e ao
pulso da música.
3. Mudança de Direção:
Após algumas voltas, mudar o sentido da caminhada para o anti-horário. Essa alternância
ajuda a desenvolver coordenação e atenção.
4. Pulos no Compasso:
Incentivar as crianças a pularem em pequenos saltos sincronizados com o ritmo da música,
sentindo a energia pulsante da dança.
5. Batendo Palmas:
Caminhar em círculo batendo palmas no compasso da música, aumentando o ritmo e a
interação entre o grupo.
6. Encerramento – Silêncio e Imaginação:
Ao final, fazer uma pausa e convidar as crianças a fechar os olhos, imaginar a primavera
chegando — flores, vento, sol — enquanto o som da música diminui.
Data de realização: Todas as sextas-feiras (4 encontros)
Horário: 10:00 e 14:00
Idade recomendada: de 3 a 10 anos
Valor de investimento:
● Investimento por turno, incluindo atividades completas: R$ 115,00
● Investimento para programação apenas da oficina do dia (1 hora e meia): R$ 70,00