Carregando Eventos

Oficinas Literárias

03/09 e 17/09: Histórias da Colina Verde – Contar com Som, Ouvir com o Corpo
Objetivo: viver uma contação de história inspirada na tradição celta, onde sons, instrumentos
e o corpo das crianças se tornam parte do cenário sonoro. A atividade propõe uma escuta
ativa, sensorial e imaginativa.
Objetivo: viver uma contação de história inspirada na tradição celta, onde sons, instrumentos
e o corpo das crianças se tornam parte do cenário sonoro. A atividade propõe uma escuta
ativa, sensorial e imaginativa.
Base da Narrativa: “O povo das fadas e o menino que ouvia a música das pedras” –
conto envolvendo um menino sensível que ouve sons escondidos na natureza e acaba
encontrando uma colina mágica onde vive o povo das fadas

Materiais: canudos, tambores, pandeiros ou objetos que façam som suave (como potes com
sementes), lenços ou tecidos verdes e azuis (para representar colina, grama, água, vento),
caixa de som para fundo musical suave.
Descrição:
1. Roda de Chegada – “Preparando os Ouvidos Mágicos”
Sentar-se com as crianças em roda. Convidá-las a fecharem os olhos por um momento e
apenas ouvir: o silêncio, a respiração, talvez algum som do espaço.
“Lá na Colina Verde, dizem que os sons vivem escondidos…
Mas tem gente que sabe escutar com o coração. Vamos tentar?”
2. Contação com Sons – “O menino que ouvia a música das pedras”
Contar a história de forma simples. A cada trecho, introduza sons e movimentos para criar a
atmosfera:
● Vento: crianças assopram suavemente ou balançam lenços azuis
● Água: estalam a língua, fazem “glu glu” com a boca, mexem os dedos no chão
● Pedras que cantam: tocam sinos ou fazem sons vocais suaves, repetitivos
● Fadas: sacodem sinos, batem palmas leves ou fazem sons agudos com a voz
● Caminhada do menino: batem com os dedos no chão ou no tambor em ritmo de passos

Convidar as crianças a participarem da construção dos sons com o corpo, objetos ou
instrumentos simples. Elas não só ouvem a história — elas vivem dentro dela.
No final da história, quando o menino volta da colina encantada, proponha um momento de
silêncio:
“Até hoje, dizem que, se você escutar bem…
A música das pedras ainda canta, baixinho, esperando por outro coração atento.”

10/09 e 24/09: Todo Mundo Conta no Meio do Mato
Objetivo: aproximar as crianças da literatura por meio de uma leitura compartilhada e uma
vivência que trabalha diversidade, respeito, cooperação e autoestima, valorizando o papel de
cada um no coletivo — assim como na natureza.
Materiais: livro “Jararaca, Perereca e Tiririca”, tiras de tecido com nomes dos personagens,
elementos naturais (folhas, gravetos, flores secas, pedrinhas), papel kraft, canetinhas, cola e tesoura, espelho pequeno.

Descrição:
1. Leitura da história usando o livro. Durante a leitura, faça pausas para perguntas como:
● “Quem aqui já viu uma tiririca?”
● “Qual personagem você acha mais parecido com você?”

2. Roda de Conversa – “O que parece pequeno…” Conversar sobre:
● Como cada personagem se sente?
● O que parecia invisível, mas se mostrou muito importante?
● E entre nós: será que o mais quieto também tem algo muito valioso?

3. Criação Coletiva – “O Jardim das Coisas Valiosas”
As crianças vão montar, juntas, um jardim simbólico com folhas, flores secas, papel e desenhos.
Nele, cada criança escolhe o que vai ser:
● Uma jararaca cheia de opinião?
● Uma perereca saltitante?
● Uma tiririca forte e silenciosa?
● Ou inventa um novo ser do mato?

Elas desenham, colam, ou até interpretam em forma de movimento.
4. Espelho da Floresta (opcional) – “E eu?”
● Mostre o espelho e diga: “Olha bem… o que será que você tem de especial que às vezes
ninguém vê, mas que é muito importante?”

 

 

Data de realização: Toda quarta
Horário: 10:00 e 14:00
Idade recomendada: de 3 a 10 anos
Valor de investimento: Investimento por turno, incluindo atividades completas: R$ 115,00;
Investimento para programação apenas da oficina do dia (1 hora e meia): R$ 70,00

plugins premium WordPress