O inverno chegou, e trouxe com ele a festa mais celebrada no Brasil, a festa Junina! Para adentrar as tradições juninas brasileiras, vamos começar pela literatura de Cordel, que também vem do Nordeste, espalhando rima por todo país, trazendo o imaginário do sertão de uma cultura popular tão raiz.
Você sabia que o Cordel é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil?! Pois é! No Brasil, o Cordel nasceu na região Nordeste, mas atualmente pode ser visto em diversas regiões brasileiras. É muita brasilidade minha gente! E é por isso que essa arte tão nossa ganha um destaque especial nesse mês junino.
O gênero cordel é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade. Se apresenta em formato de folheto, e a arte da xilogravura compõem tal gênero. Para abrilhantar o mês junino faremos, na semana de 10 a 14 de junho, a contação do cordel Marmelo, o Jacaré Banguelo de Mariane Bigio (PE), com a encantadora arte de fantoche.
Na sexta-feira dia 14, teremos oficina de Xilogravura, técnica artística que compõe o movimento cultura de Cordel. Vem que tem muito Brasil pra gente conhecer nesse quintal!
Serviço:
Nome da atividade/ação: Semana Especial: Cordel de Marmelo e Oficina de Xilogravura
Data da realização: 10 a 14/06
Horário: 10h30 e 14h
Idade recomendada: 2 a 10 anos. Menores de 2 anos, poderão vir participar da oficina acompanhados por um adulto.
Valor de investimento: Diária/turno manhã ou tarde: R$ 90,00. Para participação apenas da oficina (duração de 1 hora): R$ 35,00.