8 livros infantis sobre diversidade e inclusão para ler com o seu filho

8 livros infantis sobre diversidade e inclusão para ler com o seu filho

Compartilhe esse post

É na infância que valores como diversidade e inclusão devem ser apresentados às nossas crianças.

Ajudá-las a compreender que a sociedade é incrivelmente múltipla e bela é um legado importantíssimo que devemos deixar. E a leitura é uma prática muito útil nesse processo.

Por meio do lúdico das contações de histórias, os pequenos podem mergulhar em universos que ampliam neles o sentido de pertencimento, compreensão das diferenças e acolhimento.

Por isso, no nosso post de hoje, selecionamos estes 12 incríveis títulos infantis sobre inclusão e diversidade.

É para você ler com o seu pequeno e ajudá-lo a descobrir de forma lúdica todas as maravilhosas particularidades da vida.

Vem com a gente!

1 – Downtown

Downtown, de Noel Lang e Rodrigo Garcia. Editora Revan

“Blo tem uma namorada, muitos amigos e um disco favorito”. Esta frase tão singela nos apresenta Blo, um personagem criado pelos espanhóis Nöel Lang e Garcia para falar do universo de quem tem a Síndrome de Down.

Downtown é um HQ que desmistifica crenças erradas em relação às crianças coma a Trissomia 21.

Os autores nos mostram de forma lúdica e romântica, a natureza e o cotidiano de Blo, um garoto que mostra que a natureza humana é composta de universos particulares e cada ser é maravilhoso e único.

Uma obra que nos traz uma enorme sabedoria humanística em relação à Síndrome de Down, tratando a inclusão de uma forma muito singela.

2 – Malala, a menina que queria ir para a escola

“Malala, a menina que queria ir para a escola”, a jornalista Adriana Carranca

“Como assim uma menina não pode estudar?” Este é o pensamento que nos invade quando conhecemos a história da menina paquistanesa Malala Yosafzai.

Malala era apenas uma garota do vale de Swat que queria ter o direito ao conhecimento e à educação. No entanto, quando o grupo fundamentalista Talibã toma a sua região, é determinado que só os meninos poderiam ir à escola.

Malala passa a defender o direito das garotas de estudar e, por isso, acaba sofrendo um atentado em 2012. No entanto, a garota sobreviveu e, em 2014, ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

A autora, a jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado e apresenta às crianças a história real dessa garota que é um grande exemplo para pensar a intolerância e os direitos humanos.

3 – Amoras

Amoras, primeiro livro de Emicida nos fala das coisas belas e simples da vida! Editora Companhia das Letrinhas

O livro Amoras, do rapper Emicida, nos conta com afeto e sonoridade sobre a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos do que somos.

O autor canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”.

E é a partir de uma música da sua autoria que Emicida nos fala sobre a importância da representatividade negra na infância.

Como devemos nos aproximar do olhar puro das crianças para enxergar a vida sem preconceito e discriminação. Um obra extremamente importante para uma sociedade tão plural quanto a nossa.

4 – Tapajós

Capa de Tapajós, livro de Fernando Vilela, editora Brinque-book

Nesta obra de Fernando Vilela, acompanhamos o cotidiano de Cauã e Inaê, crianças que vivem em um vilarejo às margens do rio Tapajós.

O autor nos apresenta a realidade dos pequenos, que moram em uma casa de palafitas, em um local pela estação das chuvas, quando eles têm de se mudar de casa.

Da mesma forma, aborda a questão da relação do ser humano com a natureza, com os rios e com a vida próxima de regiões como a de Cauã e Inaê.

O autor nos apresenta de forma sensível, a realidade das crianças que vivem em regiões longínquas do Brasil e mostrando o universo da infância longe dos grandes centros.

5 – Histórias da Preta

Histórias da Preta da autora Heloisa Pires Lima, editora Companhia das Letrinhas

Heloisa Pires Lima nos apresenta a história da “Preta”, uma menina que adora ouvir as histórias que sua tia conta.

E assim vai viajando com tudo que a tia ouviu, viveu e imaginou. São histórias dos povos da África, de menino japonês, de menina transparente. Diferentes histórias que falam histórias sobre as diferenças raciais entre os seres humanos.

Uma obra que permite que a criança se entenda como parte de uma diversidade de pessoas e povos, cada um do seu jeito, cada um com suas particularidades.

Preta nos conta ainda histórias de um povo africano que veio para o Brasil como escravo, que sofreu, mas construiu aqui um novo lar.

Um livro sobre a importância de preservar as histórias para que perca a memória e identidade.

6- Uma mente diferente

Uma mente diferente da autora Natasha Meschiatti, editora Martins Fontes Paulista

Este livro escrito por Natasha Meschiatti, e ilustrado por Thassiel Melo, busca desmistificar e esclarecer como funciona a mente de uma criança no espectro autista e, assim, tornar muito mais fácil para as demais crianças compreendê-la e se tornarem verdadeiros amigos.

Ele fala da história de um menino alegre e amoroso, que adora socializar, mas tem muita dificuldade em se comunicar e manter sua mente calma.

Durante a história, o menino vai mostrando às demais crianças que pode ser fácil conviver com crianças especiais, derrubando barreiras que impedem a inclusão de muitas crianças autistas no seu meio social.

7 – Uniforme

Uniforme de Tino Freitas e Renato Moriconi, editora Gato Leitor

Este livro de Tino Freitas e Renato Moriconi nos fala de forma poética sobre a construção da identidade.

Clóvis é um camaleão que quer estar em harmonia com seu ambiente, buscando sempre se adaptar.

Enquanto, nos divertimos procurando ele em cada página, acompanhamos o personagem em busca da construção da sua identidade.

Uma deliciosa aventura por ilustrações e diálogos que nos ajudam a compreender como nossas características únicas nos trazem a verdadeira liberdade.

8 – As cores no mundo de Lúcia

As Cores no Mundo de Lúcia, autor Jorge Fernando dos Santos, Paulus Editora

O autor Jorge Fernando dos Santos nos apresenta neste livro a história de Lúcia,
uma menina muito inteligente que adora brincar.

De uma forma singela, esta obra nos apresenta o mundo de uma garota com deficiência visual que descobre uma maneira divertida de perceber as cores que estão a sua volta, usando como ninguém a audição, o olfato, o paladar e o tato.

Um livro sensível e necessário que traz para nossa crianças a necessidade de compreender e acolher os pequenos portadores de deficiência.

O que achou da nossa seleção de livros infantis sobre inclusão e diversidade? Já leu algum destes com o seu filho? Conta para a gente!

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre a Casa poppis? Clique aqui e continue nos acompanhando também pelas nossas redes sociais.

Você também pode gostar

Novo programa para bebês

Lançamos uma novidade para vocês! O programa “Raízes e Asas” é destinado a bebês a partir de 6 meses e oferece estímulos sensoriais e psicomotores com elementos naturais. Cada sessão

Prêmio Empreendedora Curitibana!

Hoje foi uma noite incrível no primeiro encontro com as finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana, entre as quais está nossa fundadora Nany Semicek! 🎉 A Oficina de Pitch no Pinhão

plugins premium WordPress