O papel da arte na infância: por que é importante a presença de práticas artísticas no cotidiano das crianças

Casa poppis A arte na infância

Compartilhe esse post

O papel da arte na vida das crianças vai além da questão visual, sensorial e estética. 

Práticas artísticas são capazes de trazer benefícios sociais e psíquicos. Por isso, incentivar o desenvolvimento de atividades artísticas desde a primeira infância traz uma série de benefícios para o futuro dos nossos pequenos.

Segundo o estudioso Herbert Read, a presença da arte na infância promove ganhos também de memória, lógica e sensibilidade.

Por isso, preparamos este texto com os principais benefícios da presença da arte na infância dos seus filhos. Confira a seguir!

Desenvolvimento dos sentidos

A arte é um instrumento de desenvolvimento dos sentidos humanos. Com a música, despertamos os ouvidos dos pequenos para todas as nuances sonoras.

Com a pintura, o tato e a visão se complementam para a construção do belo. Com o teatro, temos o incentivo à expressão e a construção imaginária.

As atividades expandem os sentidos e a percepção das crianças, o que favorece também suas funções cognitivas.

Integração social e ideia de pertencimento

A arte na infância estimula ainda a troca e a vivência coletiva, o que traz para os pequenos a sensação de pertencimento a um grupo social.

Quando uma criança é inserida em um contexto onde seus pares também estão imersos em atividades lúdicas e criativas, ela se sente compreendida, acolhida e segura.

Este cenário é super favorável para que elas se soltem e se expressem. 

O desenvolvimento desta capacidade essencial para nós seres humanos é potencializado desde a infância e a arte contribui muito para isso.

O efeito psicológico da integração que a arte promove também fortalece a autoestima e a confiança. 

Reforço do aprendizado

A arte tem ainda o papel de reforçar o processo de aprendizagem da criança em idade pré-escolar e escolar.

Como citamos no início deste artigo, os ganhos cognitivos para as crianças que crescem com a presença de atividades artísticas no cotidiano são enormes.

O tipo de inteligência que as crianças desenvolvem quando praticam algum tipo de arte estimula outras linguagens e o pensamento abstrato, auxiliando no raciocínio e na capacidade de compreensão..

Em muitos casos, crianças que praticam dança, pintura, teatro, entre outras práticas, apresentam maior capacidade de memória, concentração e assimilação de novos conhecimentos.

Não é à toa que essa turma apresenta melhor desempenho escolar!

Agora que você já sabe como é importante o papel da arte para os seus filhos, venha nos conhecer? Na casa poppis a arte é nossa linguagem favorita. Clique aqui e nos acompanhe nas redes sociais!

Você também pode gostar

São Paulo: Chegamos!

Com grande alegria, anunciamos a abertura do nosso primeiro Quintal além das fronteiras do Paraná! A sede franqueada Lapa, localizada no bairro Lapa, na cidade de São Paulo, está agora

Nova coluna no site da rádio Caiobá FM

Reflexões e conhecimento sobre a infância agora você também poderá acompanhar a nossa coluna editorial no site da Rádio Caiobá FM. Deguste sem moderação! https://www.caiobafm.com.br/filhos-em-casa-em-dias-chuvosos-e-agora/

plugins premium WordPress