Setembro Amarelo

Compartilhe esse post

Olá Setembro!
Esse é o mês em que falamos de um assunto muito importante: a prevenção de ao suicídio e cuidado que devemos ter sobre a saúde mental.

O QUE É SETEMBRO AMARELO
O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

A campanha existe para abordar uma série de questões relacionadas à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários, apesar dos números alarmantes.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 1 milhão de suicídios acontecem em todo o planeta. No Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios, e os números só têm aumentado nos últimos anos.

Uma pesquisa promovida pela Fiocruz @oficialfiocruz, intitulada “Violência autoprovocada na infância e na adolescência” identificou 15.702 notificações de atendimento ao comportamento suicida entre adolescentes nos serviços de saúde.

Ainda segundo a pesquisa apesar de praticamente não haver estatísticas sobre o comportamento suicida em crianças no mundo, no período de 2006 a 2017, foram identificados 58 óbitos de crianças brasileiras decorrentes desta causa, com a maioria sendo do sexo masculino, de cor da pele branca e com 9 anos de idade.
E segundo a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

COMO EU POSSO AJUDAR?
O Setembro Amarelo existe para abrir diálogo, ouvir e alertar.
Todo e qualquer local de circulação de crianças e jovens, deve sempre ser um espaço de acolhimento e escuta ativa.

Se um amiguinho do seu filho, aluno ou seu próprio filho parece mais desanimado do que de costume, é importante ouvir.
Crianças e adolescentes estão aprendendo a lidar com as suas emoções e assim como todos nós, tem seus próprios desafios e medos.

A pesquisa da Fiocruz identificou sobre o ato que praticamente todos identificaram vários motivos disparadores. Entretanto, é recorrente a constatação de que as motivações para as tentativas entram em um contexto de vida já marcado por grande mal estar emocional, desafetos, insatisfações e vulnerabilidades. Violências e problemas na família, desentendimentos e rompimentos com namorados, abuso sexual, bullying, abuso álcool e drogas, assalto, pressão escolar, obesidade e a interação em redes sociais virtuais, como Youtube, WhatsApp e comunidades especializadas foram expostas.

Como proteger crianças e adolescentes?
Cuidando das relações, incentivando a interação social, oferecendo apoio especializado e muita atenção aos comportamentos e principalmente oferecendo informações sobre o assunto e apoiando o cuidado médico.

A Casa poppis é um local para criar, sonhar e realizar uma infância saudável, feliz, de descobertas, coexistência e crescimento, mas também é um local de informação e trocas.

Compartilhe ou marque alguém que precisa saber mais sobre o Setembro Amarelo.

“Há momentos em que tudo o que a gente precisa é dar colo para o coração”
Autor desconhecido

Você também pode gostar

Novo programa para bebês

Lançamos uma novidade para vocês! O programa “Raízes e Asas” é destinado a bebês a partir de 6 meses e oferece estímulos sensoriais e psicomotores com elementos naturais. Cada sessão

Prêmio Empreendedora Curitibana!

Hoje foi uma noite incrível no primeiro encontro com as finalistas do Prêmio Empreendedora Curitibana, entre as quais está nossa fundadora Nany Semicek! 🎉 A Oficina de Pitch no Pinhão

plugins premium WordPress