Ao brincar, a criança movimenta o corpo, explora o mundo e reflete sobre a vida. Tudo é um constante aprendizado, pois as descobertas acontecem todos os dias. Por isso, o faz-de-conta é uma maneira que os pequenos têm de absorver novos ensinamentos, soltar a criatividade e até praticar o autoconhecimento.
As brincadeiras de criança são essenciais em diversas etapas do desenvolvimento infantil. Desde bebês somos estimulados a brincar, a soltar a imaginação e criar com o que temos em mãos. Quanto mais espontânea a brincadeira for, mais a criança explora o mundo e desenvolve capacidades.
Brincar faz bem em todos os tempos e em todas as culturas. Cada país tem suas próprias brincadeiras de quintal nascidas da imaginação de diversos pequenos e passadas de geração em geração. E no Brasil, nós temos uma cultura riquíssima em brincadeiras de quintal.
Hoje vamos conhecer algumas brincadeiras de quintal genuinamente brasileiras.
Balanço de embira
Como sabemos, o balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola.
O balanço de embira é assim conhecido, pois, na Comunidade Indígena Panará, localizada no Pará, por exemplo, as crianças usam a embira, que é uma tira ou casca de árvore, para balançar ao ar livre. Também é possível adaptar, fazendo um balanço com tábua de madeira amarrada a uma corda na árvore.
Bicudas
Soltar pipa é uma brincadeira boa demais, mas às vezes trabalhosa. As crianças de Acupe, na Bahia, encontraram uma alternativa mais simples. Chamadas de bicudas, as “pipas” são feitas usando apenas uma folha de caderno e linha de pipa. O primeiro passo é deixar a folha quadrada, transformando o quadrado em um triângulo. Depois, esse triângulo vira um avião de papel com dois furinhos nas “asas”, unindo-as com um pedaço de fita.
Ciranda
Quem nunca participou de uma roda de ciranda? A dança típica é da Ilha de Itamaracá, Pernambuco,e surgiu da tradição criada pelas mulheres dos pescadores que dançavam em roda e cantavam em ritmo lento e repetido esperando eles voltassem do mar. A dança se transformou em brincadeira e é conhecida por diferentes nomes: ciranda-cirandinha, roda-roda ou brincadeira de roda.
Peteca de palha de bananeira
Tradicional da cultura indígena, jogar peteca é uma ótima brincadeira para se fazer ao ar livre. As crianças se posicionam em roda e passam a peteca de um lado para o outro batendo na base dela. Também é possível brincar em duplas ou colocar um participante no meio da roda.
Pião de babaçú, tucumã ou cabaça
Jogar pião é uma das brincadeiras mais tradicionais no nosso país. No entanto, ela foi adaptada para os recursos naturais disponíveis em cada região. As crianças de Entre Rios, Maranhão, usam as sementes de babaçú para esculpir o pião. Já as crianças da comunidade indígena de Panará, no Pará, fazem o brinquedo com uma cabaça pequena ou com semente de tucumã.
Amarelinha de dias da semana
A amarelinha é uma brincadeira típica do Brasil e para brincá-la é comum desenhar com um giz no chão um diagrama numerado de 1 a 10. O objetivo é chegar até o “céu” se equilibrando nos quadrados desenhados. Em alguns estados do país, como Minas Gerais, é comum brincar de “amarelinha de dias da semana”.
A importância de brincar no quintal
O brincar estimula a criança a ter um maior desenvolvimento motor e cognitivo, além de estimular o raciocínio lógico, a comunicação interpessoal, a atenção, concentração, imaginação e a despertar a criatividade.
Brincar livre em contato com a natureza potencializa todos os benefícios listados acima, além de ampliar a visão de mundo das crianças e de mudar a sua relação com o meio ambiente, pessoas, consumo e com o planeta.
Estar em contato com a terra, os elementos naturais, o Sol, o vento e a água, comprovadamente faz bem à saúde de qualquer pessoa, principalmente à saúde das crianças. Por isso, na Casa poppis, estimulamos o brincar livre, o contato com a natureza e a diversão. Através desses pilares criamos um quintal seguro e feliz para que os pequenos descubram o tamanho e a magia do mundo, enquanto se divertem no caminho.
Quer conhecer mais sobre a Casa poppis?
Temos todos os nossos serviços detalhados nesse link.
Convidamos você também para ler mais sobre O que são festas afetivas e nossa lista de 8 livros infantis sobre diversidade e inclusão para ler com o seu filho.